Monday, November 2, 2015

Cloud Computing Brasil

A tecnologia fez com que os computadores e os sistemas de telecomunicações evoluíssem de maneira rápida. O impacto da internet no cotidiano das pessoas contribuiu para que novas soluções para problemas antigos aparecessem. E o cloud computing é uma dessas soluções. Essa nova tecnologia está se disseminando rapidamente pelo mundo todo e nos últimos anos ganhou muita força no Brasil.


Cloud computing é um termo que se refere, basicamente, a um sistema que permite o acesso de dados de diversos dispositivos e lugares com internet, como se as informações fossem contidas em servidores locais. No Brasil, essa nova tecnologia também é conhecida por “computação em nuvem”.

Todo o conteúdo necessitado por uma empresa ou pessoa física, como aplicativos, arquivos e outros dados, são elevados nas “nuvens”, que nada mais são do que a rede da internet. Os servidores locais ficam livres de armazenamentos e instalações. Todo o trabalho de desenvolvimento, atualização, manutenção, backup etc., fica a serviço do fornecedor do sistema de cloud computing. O usuário apenas acessará e utilizará seus dados, necessitando apenas de um navegador de internet e, é claro, de rede disponível.

Cloud computing Brasil
A utilização da tecnologia cloud computing no Brasil ainda é muito recente, mas cresce rapidamente. Uma pesquisa chamada “Brazilian Cloud Computing Market 2015”, da Frost & Sullivan, previu um lucro de 1,8 bilhões de reais nesse ano.  Estima-se que a receita da computação em nuvem alcance 1,1 bilhões de dólares até 2017, com um crescimento de 9,5% ao ano até 2018.

Outra pesquisa, da Capgemini, indica que a quantia de data centers gerenciados por terceiros no país vá de 20%, quantia de 2014, para 45% em 2015. O serviço, que começou a ser oferecido em 2008, teve uma grande adoção a partir de 2012, com empresas de pequeno, médio e grade porte aderindo ao sistema.

A primeira empresa a desenvolver a tecnologia no Brasil foi a Katri, em 2002. Seu sistema, batizado de IUGU, esteve no ar até 2008. Hoje, especialistas afirmam que a tecnologia está em sua 3ª geração, possuindo funcionalidades diversas, como os “inverted index” (índices invertidos).

Por que empresas brasileiras adotam o cloud computing Brasil

Normalmente as informações que acessamos nos computadores e em outros dispositivos estão instaladas nos seus próprios sistemas. A vantagem disso é poder chegar aos dados de maneira off-line, ou seja, sem a necessidade de uma conexão com a internet. Mas as limitações são claras. As informações só poderão ser acessadas diretamente do servidor.

Surge então a dificuldade de compartilhamento, que, embora seja possível fazê-lo através da rede, em um ambiente doméstico exige um pouco de conhecimento técnico. Em empresas isso se torna mais difícil ainda, pois elas precisam da licença de um software específico para a função.

O cloud computing surgiu da necessidade de contar com outros meios para resolver esse problema. Para poder competir com empresas do exterior, as corporações brasileiras necessitam que seu sistema seja acessado por diversos funcionários, e através dos mais variados dispositivos. Colocando seu sistema em nuvem, muito esforço e recurso são poupados.

No comments:

Post a Comment